regulamento

 

FESTIVAL DE VÍDEO DOCUMENTAL  

SÃO JOÃO DA MADEIRA . 2013/2014

 

 

I – Definição, origem, âmbito e objetivo

1.  O [i]REC é um festival de vídeo centrado na recolha e divulgação do património histórico e industrial de São João da Madeira. Os trabalhos, sob o formato de documentário, devem focar-se em visões originais que exponham a importância da indústria no desenvolvimento da região, nomeadamente através da recolha de testemunhos dos seus mais directos intervenientes, quer no que diz respeito ao passado quer no presente. 

2.  O festival é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de São João da Madeira, da Universidade de Aveiro e dos agrupamentos de escolas de Serafim Leite, João da Silva Correia e Oliveira Júnior, integrada nas actividades do programa “Redes de Conhecimento para o desenvolvimento de São João da Madeira”.

3.  O festival [i]REC está aberto à participação de equipas de estudantes do primeiro ciclo, segundo ciclo, terceiro ciclo e ensino secundário, de qualquer escola ou agrupamento de escolas do concelho de São João da Madeira.

4.  O festival visa:

  1. a.  Estimular nos estudantes o gosto pela pesquisa e investigação das diferentes realidades da sua região, bem como a valorização do seu património histórico e industrial de referência;
  2. b.  Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre alunos;
  3. c.  Incentivar um espírito de competição saudável.

 

II – Participantes

5.  Podem participar no concurso i[REC] todos os estudantes que se encontrem matriculados e frequentem o primeiro ciclo, segundo ciclo, terceiro ciclo ou ensino secundário, em qualquer escola do concelho de São João da Madeira, no ano lectivo de 2013/2014.

 6.  Os trabalhos admitidos a concurso poderão ser realizados em grupo ou individualmente. Caso seja desenvolvido em grupo este deve ser constituído por 3 ou 4 elementos, pertencentes ao mesmo agrupamento.

Cada trabalho deve ser orientado por um professor coordenador, que será o responsável pela submissão da candidatura e será a pessoa de contacto entre o grupo e a organização do concurso.

 7.  O júri selecionará os melhores três trabalhos em três categorias distintas:

- (1) Argumento: Os trabalhos que melhor valorizarem o levantamento histórico e industrial de São João da Madeira, conforme indicado no ponto 1 deste regulamento,  ao nível dos conteúdos e da narrativa.
- (2) Criatividade: Os trabalhos que melhor valorizarem o levantamento histórico e industrial de São João da Madeira, conforme indicado no ponto 1 deste regulamento,  ao nível da criatividade e originalidade.
- (3) Realização: Os trabalhos que melhor valorizarem o levantamento histórico e industrial de São João da Madeira, conforme indicado no ponto 1 deste regulamento,  ao nível da execução técnica.

 

III – Trabalhos e candidaturas

8.  O concurso é lançado no início de 2014 e terá como data final para pré-incrisão das propostas o dia 21 de Fevereiro 14 de Março de 2014. O trabalho final deverá ser entregue até ao dia 7 de Abril de 2014. 

9.  Cada equipa deve preencher o formulário de participação no concurso disponibilizado neste link ou nas instalações da Torre da Oliva.

10.  O vídeo produzido deve ter uma duração máxima de 15 minutos e ser disponibilizado num formato de leitura universal, nomeadamente .mov ou .avi.

11. O vídeo deverá ser entregue em CD ou DVD nas instalações da Torre da Oliva, acompanhado do respectivo formulário de participação, até às 17 horas do dia referido no ponto 8. Em alternativa aceitam-se submissões enviadas por correio, sendo que nesse caso será considerada para validação a data do carimbo do envio.

 

IV – Júri e avaliação

12.  Os trabalhos recebidos serão avaliados por um painel de avaliadores, num mínimo de 5, escolhidos entre professores de diferentes áreas disciplinares, representantes da Universidade de Aveiro, representantes da câmara municipal de São João da Madeira e profissionais da industria audiovisual. 

13.  Os trabalhos a concurso, embora com pesos diferentes nas distintas categorias em que estão a ser analisados, serão avaliados com base quatro critérios:

  1. a. Coerência com a temática apresentada ponto 1.
  2. b. Qualidade e pertinência da pesquisa e recolha efetuada.
  3. c. Criatividade e originalidade.
  4. d. Qualidade técnica do vídeo.

14.  Das decisões do painel não pode haver recurso.

 

V – Prémios

15.  Serão atribuídos prémios aos 3 melhores trabalhos de cada categoria:

  • 1º Prémio: 20 bilhetes para espetáculos na Casa da Criatividade e Paços da Cultura + 30 bilhetes para acesso às Piscinas Municipais do Complexo Desportivo Paulo Pinto.
  • 2º Prémio: 10 bilhetes para espetáculos na Casa da Criatividade e Paços da Cultura + 20 bilhetes para acesso às Piscinas Municipais do Complexo Desportivo Paulo Pinto.
  • 3º Prémio: 5 bilhetes para espetáculos na Casa da Criatividade e Paços da Cultura + 15 bilhetes para acesso às Piscinas Municipais do Complexo Desportivo Paulo Pinto.
    (Nota: Caso os trabalhos premiados sejam realizados por grupos com mais de dois elementos, é garantido que cada premiado tem no mínimo dois bilhetes para os espetáculos na Casa da Criatividade).

16.  O Júri pode atribuir prémios ex-aequo.

17.  O Júri pode igualmente atribuir Menções Honrosas aos trabalhos que possuam um nível de qualidade relevante.

18.  Os prémios serão entregues em cerimónia pública, aberta ao público em geral, onde decorrerá a projecção de todas as propostas premiadas.

 

 

2 comment(s) on “regulamento